Canil Estrelas de Hombres


Ir para Conteúdo

Historial

Entre 1990 e 2001, surgiu na aldeia em Hombres, freguesia de São Pedro de Alva, concelho de Penacova, um cão chamado Bobi. Este animal era um excelente caçador com qualidades e aptidões inigualáveis, extremamente inteligente e muito perspicaz.
Na caça ao coelho aquele cão parecia adivinhar os locais onde encontrar tais roedores. Quando encontrava os coelhos maticava e latia sem falsidade. Era um animal muito autónomo e que em matilha superava toda a equipa de longe. Os restantes cães de porte maior juntavam-se a ele e como corriam mais, dada a sua estatura, depressa seguiam o coelho a alta velocidade mas acabavam por perdê-lo. Pois o Bobi seguia sempre o rasto e quando os outros cães o tinham dado por perdido, ele ia novamente ao encontro do coelho dando início a nova perseguição.

Luis Garcia, caçador de grande craveira

Era um animal muito bem comportado e respeitador, pois o proprietário, caçador de grande craveira, quando se dirigia para as caçadas na aldeia onde mora, em Hombres, Concelho de Penacova, levava os cães de caça soltos e quando se aproximava um carro dizia ”Bobi vem lá um carro” e este depressa se colocava atrás do caçador na beira da estrada esperando que o veículo motorizado passasse.
Este cão, conhecido no seio dos caçadores daquela aldeia, por “rodas baixas”, foi vítima de uma doença designada por leishmaniose. Após vários tratamentos conseguiu resistir à doença por mais um ano, vindo a sucumbir em 2001.

Carine nas lides da caça aos coelhos
Fernando Brito no exercíco da caça

Após a angústia, tanto minha como do meu pai, pelo falecimento daquele animal, procurei incessantemente por um animal com as mesmas características mas sem sucesso.
Um dia ao desfolhar a revista Caça e Cães de Caça vi a fotografia de um canídeo com uma fisionomia e características muito próximas às do Bobi, designada por “Jack Russell Terrier”.
Aprofundei a minha pesquisa sobre tal raça e em Março de 2004 comprei uma fêmea oriunda de Inglaterra e Holanda. Depressa me apercebi que tinha feito a escolha acertada porque superava as minhas expectativas. Era uma cadela muito meiga, super inteligente, muito brincalhona e acima de tudo muito companheira.


Carine com três meses de idade
Carine em  adulta

Entretanto conheci o Luís Gorjão-Henriques, um grande amigo, com larga experiencia e muita sabedoria no mundo da canicultura e a quem devo grande parte do meu saber sobre a raça. Com os cães do Vale do Criz ( Johnny Walker de Barba Negra) fiz vários cruzamentos e iniciei a criação dos Jack Russell Terrier.


Carine prenha do primeiro acasalamento
Johnie walker de Barba Negra - Consagração de campeão de beleza em Gibraltar - propriedade de Luís Gorjão Henriques

Com o aumento da minha da paixão, por esta raça, resolvi dedicar-me em exclusivo aos Jack Russell Terrier, não só para a caça, mas principalmente para companhia.
Entretanto fiz-me sócio do Clube Português de Canicultura e do Clube de Terrier`s (Terrier Clube de Portugal). Criei o Afixo denominado por "Estrelas de Hombres" que se encontra registado na
Fédération Cynologique Internationale (FCI).
Passei a participar activamente nas questões relacionadas com a cinofilia. Em 2008 após eleição passei a integrar os Orgãos Sociais do Terrier Clube de Portugal onde desempenho as funções de Presidente do Conselho Fiscal.









Entretanto conheci o Rui Rodrigues que possui elevados conhecimentos sobre a espécie canina. Fruto da nossa amizade, em 2015 estabelecemos uma parceria que me permitiu manter e dar continuidade ao projecto das "Estrelas de Hombres" e alicerçado num elevado esforço e dedicação singular permitiu ainda avançar para uma maior participação em exposições caninas assim como para uma criação de elevada qualidade em ambiente familiar e com elevados benefícios para o desenvolvimento da raça.

Rui Rodrigues com o Quala e a Mimi das Estrelas de Hombres

Legenda: Rui Rodrigues com o Quala e a Mimi das Estrelas de Hombres

Actualmente dedico-me à criação desta raça, em exclusivo, cujo principal objectivo consiste na promoção e desenvolvimento da mesma sem nunca lhe perder de vista os seus traços e caracteristicas originais que muito a têm vangloriado… Pretendo desenvolver o conhecimento envolto nos Jack Russell Terrier sempre em prol da cinofilia para que estes seres tenham uma vida de excelência e harmonia no seio do ser humano...


Fernando Brito com a Bia das Estrelas de Hombres no regaço
Segunda Ninhada de Jack Russell Terrier

Legenda: Fernando Brito com a Bia das Estrelas de Hombres ao colo

Página Principal | Historial | Organização | Características | Legislação | Eventos | Hiperligações | Galeria de fotos | Ninhadas / Litters | Contactos | Mapa do Sítio Web (website)


Todos os direitos reservados - Copyright © 2007-2012 Estrelas de Hombres - Design e Implementação: Fernando M. C. Brito | estrelas.de.hombres@gmail.com

Retroceder ao Conteúdo | Retroceder ao Menu Principal